advérbio
1.
A acrescentar ao que acaba de ser dito (ex.: o hotel tem óptimas instalações; demais, está preparado para receber deficientes).
=
ADEMAIS, ALÉM DISSO
2.
Para além da medida ou da intensidade considerada normal; em demasia ou em excesso. [Nota: no português de Portugal, é recomendada a locução "de mais".]
quantificador existencial e pronome indefinido
3.
Acompanhado de artigo, indica o outro ou os outros; restante (ex.: os utentes da biblioteca devem falar baixo apenas se necessário e sem perturbar os demais; nós e os demais presentes fomos testemunhas).
demais a mais
•O mesmo que de mais a mais.
por demais
•O mesmo que por de mais.
Origem etimológica: de + mais.
.&definitions[]=Para al%C3%A9m da medida ou da intensidade considerada normal; em demasia ou em excesso. [Nota: no portugu%C3%AAs de Portugal, %C3%A9 recomendada a locu%C3%A7%C3%A3o "de mais".]&definitions[]=Acompanhado de artigo, indica o outro ou os outros; restante (ex.: os utentesusu%C3%A1rios da biblioteca devem falar baixo apenas se necess%C3%A1rio e sem perturbar os demais; n%C3%B3s e os demais presentes fomos testemunhas).&definitions[]=O mesmo que de mais a mais.&definitions[]=O mesmo que por de mais.)

advérbio
1.
Em maior quantidade.
2.
Em maior grau.
3.
Outra vez.
4.
Antes, melhor, preferentemente.
5.
Além.
6.
Em construções negativas, indica fim ou limite de determinada acção (ex.: não discutam mais).
7.
Ainda.
quantificador existencial e pronome indefinido de dois géneros e dois números
8.
Maior quantidade.
nome masculino
9.
O resto, o restante (ex.: do mais não queremos falar; o importante é a saúde, o mais não importa).
10.
Maior quantidade ou maior quantia.
11.
Outra coisa.
nome masculino plural
12.
Os outros.
conjunção coordenativa
13.
Usa-se para indicar adição (ex.: dois mais dois são quatro).
=
E
preposição
14.
[Informal]
[Informal]
Com (ex.: saiu mais os miúdos para passear).
≠
SEM
a mais
•Em quantidade superior; acima de (ex.: a obra custou 4 milhões a mais do que o previsto).
≠
A MENOS
até mais
•Fórmula de despedida que o locutor dirige a alguém que pretende reencontrar brevemente.
=
ATÉ À VISTA, ATÉ MAIS VER
de mais
•
[Portugal]
•
[Portugal]
Para além da medida ou da intensidade considerada normal; em demasia ou em excesso. [No português do Brasil, escreve-se aglutinadamente: "demais".]
de mais a mais
•Para além do que foi dito anteriormente; ainda em cima.
mais ou menos
•Aproximadamente.
•Nem bem nem mal, podendo exprimir dúvida ou hesitação.
por de mais
•Debalde, inutilmente.
•Em demasia ou em excesso.
Origem etimológica: latim magis.
.&definitions[]=Ainda.&definitions[]=Maior quantidade.&definitions[]=O resto, o restante (ex.: do mais n%C3%A3o queremos falar; o importante %C3%A9 a sa%C3%BAde, o mais n%C3%A3o importa).&definitions[]=Maior quantidade ou maior quantia.&definitions[]=Outra coisa.&definitions[]=Os outros.&definitions[]=Usa-se para indicar adi%C3%A7%C3%A3o (ex.: dois mais dois s%C3%A3o quatro).&definitions[]=Com (ex.: saiu mais os mi%C3%BAdos para passear).&definitions[]=Em quantidade superior; acima de (ex.: a obra custou 4 milh%C3%B5es a mais do que o previsto).&definitions[]=F%C3%B3rmula de despedida que o locutor dirige a algu%C3%A9m que pretende reencontrar brevemente.&definitions[]=Para al%C3%A9m da medida ou da intensidade considerada normal; em demasia ou em excesso. [No portugu%C3%AAs do Brasil, escreve-se aglutinadamente: "demais".]&definitions[]=Para al%C3%A9m do que foi dito anteriormente; ainda em cima.&definitions[]=Aproximadamente.&definitions[]=Nem bem nem mal, podendo exprimir d%C3%BAvida ou hesita%C3%A7%C3%A3o.&definitions[]=Debalde, inutilmente.&definitions[]=Em demasia ou em excesso.)
